Olá queridos chocólatras! 🍫😆
Estamos na reta final da nossa disciplina Diplomática e Tipologia Documental ministrada pelo professor André Porto Ancona Lopez, e nossa penúltima atividade foi a apresentação de uma oficina.
Na noite do dia 30 de novembro de 2018, nós, da Clínica Choconônimos, e colegas de turma, realizamos oficinas presenciais no ICC Norte. A finalidade era apresentar, para quem passava por ali, um pouquinho sobre a Arquivologia – mais conhecida como Arqui-o-quê?, a Diplomática, os conceitos de autenticidade e veracidade, nossa série documental, realizar uma dinâmica e mostrar o valor de prova que um documento possui.
Quem perdeu pode ter um gostinho de como foi aqui mesmo.
A Clínica Choconônimos:
A Clínica Choconônimos tem a missão de acompanhar e reabilitar pessoas com dependências em chocolates, através de reuniões de acompanhamento, prontuários e relatórios dos pacientes, com a finalidade de ajudar as pessoas com este tipo de problema.
Nosso convite nas Redes Sociais:
Roteiro da apresentação:
Na sequência inserimos a Diplomática na conversa, informando que ela é uma disciplina fundamental para a validação dos documentos de um arquivo, uma vez que a Diplomática analisa o documento identificando sua espécie e seus elementos extrínsecos e intrínsecos; e a Arquivística o analisa a partir do seu contexto de produção, da sua organicidade, da sua função, surgindo nesse momento a tipologia documental.
Depois de explicar sobre a relação entre Arquivologia e Diplomática, era hora de exemplificar o que falamos mostrando nossa série documental. Especificamos que documentos que possuem uma mesma espécie e desempenham a mesma função, formam uma série, que é um conjunto de documentos produzidos e acumulados dentro do mesmo contexto. A série escolhida foi a de “Prontuário do Paciente para registro do acompanhamento psicológico, das condutas, da evolução e dos resultados”, e possui sete documentos. Escolhemos essa série porque ela é a prova da realização das atividades desempenhadas pela Clínica Choconônimos. Segue a nossa série documental:
Para finalizar nossa apresentação, fizemos uma dinâmica com dois atestados médicos quase idênticos. Um era autêntico e verídico, o outro era autêntico e falso. A maioria das pessoas foram bem rápidas em apontar pelo menos os elementos extrínsecos, como o logo da clínica, a assinatura do médico, seu carimbo e número de registro no Conselho de Medicina. Ao comparar as informações, a maioria também conseguiu achar o erro que, em um dos atestados, era a falta da quantidade de dias. Com essa dinâmica, enfatizamos o valor probatório do documento. Quem acertava ganhava uma lembrancinha, alguns “comprimidos” para tomar naqueles momentos de stress de fim de semestre, que também garantem que nossa Clínica tenha sempre pacientes!
Aproveite a visita e veja como foi a oficina na nossa galeria!
Uma parte do nosso grupo, começando pela esquerda com a Renata, Miryam, Fernanda e Andrea.
Uma parte do nosso grupo, começando pela esquerda com a Renata, Miryam, Fernanda e Andrea.
Miryam, Kássio - o 5º integrante do nosso grupo, e Joyce, nossa caloura já pegando dicas para o próximo semestre.
Miryam, Tatiane (nossa querida monitora e chocólatra assumida, e Jeff, nosso colega de turma.
Nosso colegas prestigiando nossa oficina.
Nosso SCRAPBOOK para registro da quantidade de pessoas que vieram para nossa oficina presencial, apontando quantos se declaram chocólatras, além de muitos recadinhos carinhosos.
CURIOSIDADE:
De 66 pessoas que participaram da oficina presencial, 26 se consideram chocólatras. 😱
Obrigado pelo interesse e pela visita!!! 😉😊
Nenhum comentário:
Postar um comentário